14 de setembro de 2011

HOMENAGEM

Prefeita Dárcy Vera e juiz João Gandini entregam certificado à senhora Neide Rizzo, da creche Pingo de Leite em 15/09/2010

A OSRP perdeu uma grande incentivadora da música com o falecimento da Sra. Neide Neto Risso, ocorrido dia 21 de agosto. Mais que uma sócia desta orquestra, ela representava e continuará representando, com honra, todos os nossos sócios e patronos, pois esteve com a OSRP, como sócia, durante 70 anos. Portanto, há muito mais tempo que todos nós. D. Neide Neto Risso continuará sendo para esta diretoria e futuras um exemplo que deve nos incentivar em todos os momentos de nosso trabalho para o crescimento da OSRP. 
Dr. Décio Agostinho Gonzalez – Presidente OSRP
Dulce Neves – Vice-presidente
Cláudio Cruz – Maestro


Neide Neto Risso nasceu no dia 21 de janeiro de 1920 em Uberlândia (MG). Passou grande parte da infância e da mocidade na cidade de Tupaciguara (MG) retornando a Uberlândia aos 17 anos de idade, quando formou-se em magistério e conheceu aquele que seria seu marido, pai de seus filhos (Júlio Risso Filho e Tereza Cristina Risso Dib) e declaradamente seu grande amor, o médico radiologista então residente na cidade mineira Júlio Dante Risso.
Dois anos mais tarde foi oferecido para o Dr. Júlio trabalho em Ribeirão Preto e no Rio de Janeiro. De passagem por aqui, não mais sairam.
Com o marido médico chefe da radiologia da Santa Casa, Neide mostrou-se uma mulher de vanguarda, uma pessoa atemporal. Sendo de classe social onde as mulheres não precisavam nada além do círculo familiar e dos amigos, quebrou muitas regras. Fazia campanhas para suprir parte das necessidades da Santa Casa de Ribeirão Preto, levava frutas às crianças e aos filhos dava o exemplo; o envolvimento com a necessidade do próximo.
Com a perda do marido em 30 de junho de 1970 passou por 3 anos de sofrimento contínuo até a fundação da creche Pingo de Leite, na Av. Luzitana 710. “Fundei a creche em busca de alguém que estivesse sofrendo mais que eu depois da partida de meu marido”, dizia D. Neide.  A história da creche é contada no livro de sua autoria “...Onde Desabrocham As Flores”, da editora Legis Summa, 2005.
Em 1973, por ocasião da fundação da creche, foi morar no Parque Ribeirão, na época, tido como um lugar distante da cidade. A Pingo de Leite hoje cuida de 145 crianças em período integral.
Neide estudou e fez seus dois filhos estudarem piano. Amava a música, amor este que a aproximou da OSRP. Sócia há 70 anos, ia a todos os concertos e para isto tinha cadeira cativa no Theatro Pedro II, a poltrona A3, sempre reservada a ela. Lia e guardava todos os programas de concertos, tinha boa redação e um jeito romanceado de escrever. Em sua vida, também participou do GACEON - Grupo de Apoio ao Centro de Especialização de Oncologia do Hospital Beneficência Portuguesa e da ABRACCIA – Ribeirão Preto Associação Brasileira de combate ao Câncer Infantil e Adulto.
Neide Risso faleceu no último dia 21 de agosto às 19 horas, aos 91 anos, mulher exemplo, cheia de espiritualidade, amor ao próximo e uma vida voltada para a humildade.

Informações colhidas do depoimento de Tereza Cristina Risso Dib a Gisele Haddad em 08/09/2011.


Declaração ao marido
A você que foi a festa da minha vida, na qual havia flores, música e alegria. Iluminava-a com o brilho dos seus olhos, com a beleza do seu sorriso, jóia preciosa que Deus me emprestou. Ao lhe devolver a festa terminou, mas você está onde quer que eu esteja, nas páginas deste livro, nas manhãs claras, nas noites sem estrelas, quando canto, quando rio, quando caminho, quando choro.
Espera-me, que pronto irei para recomeçarmos. Espera-me, por favor, para de novo, entre nuvens de algodão, refazermos nossas vidas. Esta vida é muito curta para um idílio tão grande, não bastou. E quando nos reencontrarmos para muito longe iremos, porque de muito longe este amor vem.
(extraído do livro “...Onde Desabrocham As Flores”, Neide Risso, editora Legis Summa, 2005).


Gisele Haddad
arquivohistorico@osrp.org.br

Publicado na revista Movimento Vivace Ano IV nº 35 - Setembro de 2011.