28 de dezembro de 2011

Artigo sobre Theatro Pedro II e OSRP é publicado na Revista ICTUS

Tive meu artigo acadêmico intitulado "Nascimento, Morte e Ressurreição do Theatro Pedro II, Palco da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (SP)", publicado na Revista ICTUS, no mês de novembro de 2010.

Este é meu segundo artigo publicado nesta revista, o primeiro é de novembro de 2008 com o título “PRA-7, a Rádio do Coração do Brasil: repercussão no cenário musical de Ribeirão Preto (SP).




Criada em 1999, a Revista ICTUS é um periódico de musicologia histórica do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia (PPGMUS-UFBA).

Além da publicação no periódico,  também classifiquei a minha dissertação de mestrado “Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto: Representações e Significado Social” em um concurso promovido pela Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto. A dissertação é divulgada na “Coleção Nossa História”, lançada em livro em dezembro de 2011, junto com outras pesquisas que resgatam e contam a história da cidade.

6 de dezembro de 2011

Lançamento do Coleção Nossa História 05/12/2011

foto: Roberto Galhardo

Escritores lançam cinco obras da primeira fase da Coleção Nossa História



Evento, que reuniu agentes de cultura da cidade, aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 6, no Centro Cultural Palace. Emendas parlamentares garantiram viabilidade da iniciativa criada pela administração municipal.
Cinco escritores apresentaram e autografaram suas obras nesta segunda-feira, dia 5, em solenidade ocorrida nas dependências do centro Cultural Palace. São trabalhos de dissertação de mestrado e doutorado que resultaram em livros da Coleção Nossa História, projeto conduzido pela Secretaria da Cultura e Fundação Instituto do Livro de Ribeirão Preto, patrocinado por meio de emendas parlamentares dos vereadores André Luiz da Silva e Gilberto Abreu, juntamente com a iniciativa privada.
foto: Roberto Galhardo
Trata-se das primeiras cinco publicações da coleção que aborda, por meio de pesquisas e relatos, a história do município nos seus mais diferentes aspectos e vertentes como os fatores econômicos, religiosos, sociais e de desenvolvimento. Da segunda fase constam mais cinco livros e que já tem edital disponível, que selecionará mais obras. “A cultura de Ribeirão Preto vive uma fase bastante significativa. Todos os segmentos estão se mobilizando porque tem havido apoio do governo. Tanto é verdade que em 2010 nos consagramos como a Capital da Cultura. A Coleção Nossa Historia também veio coroar os importantes trabalhos de pesquisas realizados por esses cinco escritores. Ganha com isso a população, assim como a história”, disse Adriana Silva, secretária da Cultura.
Escritores- Os autores contemplados nesta edição são: Rafael Cardoso de Mello (As flores do café: por uma história das mulheres de Ribeirão Preto), Gisele Laura Haddad (Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e Representações e Significado Social),  Nainôra Maria B. de Freitas (Rivi Nigri: a criação da diocese na nova Eldorado), Luciana Suarez Lopes (Ribeirão Preto a dinâmica da economia cafeeira de 1870 a 1930) e Sérgio Luiz de Souza (O Patrimônio Histórico Afro- brasileiro na Ribeirão do século XX).
“Para nós é uma honra colocar em prática essas iniciativas de arte, história e pesquisa para conhecimento geral. Nossos escritores deixam um importante legado, que é destacar a nossa história, a trajetória dos que colaboraram efetivamente para Ribeirão se tornar o que é hoje. É uma alegria envolvida a tanto talento e de um resultado tão significativo”, declarou a prefeita Dárcy Vera.  
“Nossa História já é muito significativa por valorizar pesquisas tão importantes como a destes cinco autores. O mundo das letras sai fortalecido e a cidade ganha mais memória e preservação”, emenda Edwaldo Arantes, presidente do Instituto do Livro. “Destinar valores para ações como essas são vitais para a cultura. Eles resgataram fatos necessários, como a questão dos afrodescendentes, da economia, das mulheres, entre muitos outros temas. Não devemos parar por aqui. Acreditamos no conhecimento e na educação como forma de formar cidadãos conscientes”, destaca o vereador André Luiz da Silva, que destinou emenda para a concretização do Nossa História.
“Essa atitude é necessária para a valorização da pesquisa, como esses cinco professores fizeram, assim como para o conhecimento da história que fizeram nosso município. Que venham novas publicações e mais incentivos a cultura”, acrescentou Gilberto Abreu, outro parlamentar, professor e também escritor, que se preocupou em destinar emenda para a confecção das obras lançadas na última segunda-feira.