28 de fevereiro de 2013

A Criação da Orquestra Sinfônica na Ribeirão Preto dos anos de 1930

Em 2007, o jornalista Ferraz Jr. concluiu no Centro Universitário Barão de Mauá a monografia A Criação da Orquestra Sinfônica na Ribeirão Preto dos anos de 1930, sob orientação da Prof. Lílian Rodrigues de Oliveira Rosa, como pré-requisito para obtenção de título de Especialista em História, Cultura e Sociedade.
Atualmente, Ferraz trabalha na divulgação de pesquisas no Jornal USP Ribeirão, na Rádio USP Ribeirão e atendendo a demanda da imprensa local, regional e nacional referente à produção acadêmica em Ribeirão Preto. É também autor do livro "Corre, Maria! A Vontade de Vencer" (2005), biografia de Maria Zeferina Baldaia. 

Outros arquivos em PDF podem ser vistos na página PUBLICAÇÕES (lateral).





13 de fevereiro de 2013

A Música em Ribeirão Preto

Um dos livros sobre a História da Música de Ribeirão Preto, este de Thathy Mariana Fernandes, lançado em 2011 pela Fundação Instituto do Livro. Em breve disponibilizarei aqui no blog a monografia A Criação da Orquestra Sinfônica na Ribeirão Preto dos anos de 1930 (2007) de José Pedrosa Ferraz Júnior, o famoso e ao mesmo tempo raro livro da Myriam Strambi, 50 anos da Orquestra Sinfônica em Ribeirão Preto (1998) e Ribeirão Preto de Outrora (1956) de Prisco da Cruz Prates. Outros arquivos em PDF podem ser vistos na página PUBLICAÇÕES (lateral).


11 de fevereiro de 2013

Diacrônicas Sinfônicas, Sincrônica Memória







Narrado por compositores contemporâneos, familiares de antigos músicos, pesquisadores e pessoas historicamente ligadas às “sociedades sinfônicas”, o documentário revela um panorama artístico-cultural a partir da fundação de Ribeirão Preto no século XIX. O objetivo é evidenciar a diversidade de agrupamentos de instrumentistas que, na cidade, fizeram a história da música orquestrada. 
“Diacrônicas Sinfônicas, Sincrônica Memória” aborda desde a tradição das potentes bandas de coreto, passando pelas diminutas jazz bands e formações maiores de orquestra até a chegada ao meio acadêmico. A chamada música sinfônica, apesar de sua conhecida estruturação formal, ganha um status mais popular por meio das atividades sociais e estabelece uma relação direta com a vida cotidiana impulsionada pela efervescente economia e importância política da cidade.
O filme parte do universo particular de seus personagens e busca dar voz a fragmentos de memória para então estabelecer uma trajetória comum dessa produção musical, muitas vezes, erroneamente, somente chamada de “clássica”, uma vez que há também a influência da cultura popular nesse tipo de atividade.
O principal suporte metafórico dessa narrativa, um álbum de fotografias, faz o recorte espacial e estabelece uma relação entre afeto e temporalidade. Confeccionado artesanalmente, nos anos 30, pelo taxista Manoel da Silva, o “Album da Saudades” é reconstituído no documentário. Hoje, um importante objeto de pesquisa, esse livro de memórias, preservado pela família, expõe o sentimento saudosista acerca da “Belle Époque Caipira” e o sincretismo cultural herdado das diferentes correntes migratórias ocorridas principalmente no auge do café. Maneco, como era mais conhecido, traduz o espírito diletante dos artistas relembrados: maestros, compositores e instrumentistas que viveram o amadorismo na música, no melhor sentido da expressão.
Dessa forma, por meio de depoimentos, material histórico, recuperação de partituras e um toque de ficção, buscam-se conceitos de diacronia e sincronia sugeridos no título do filme. Embora a grafia e a sonoridade de “Diacrônicas Sinfônicas, Sincrônica Memória” remetam ao hermetismo da erudição que ronda o assunto, a intenção é desconstruir estereótipos formados por causa da segmentação imposta pela elite, que, durante muito tempo, em seus programas de concertos, propagava slogans como “A boa música educa o povo”. O que se tenta, na verdade, é contar uma história antiga que, aparentemente nova, é abastecida por lembranças quase esquecidas. 

Hossame Nakamura



Lançamento do Centro de Documentação Memória Musical Brasileira (CDMMB) em Ribeirão Preto


O Departamento de Música da FFCLRP-USP está não só apresentando a ópera de Mozart com seus alunos, como lançando seu Núcleo de Pesquisa em Performance (NAP-CIPEM) e o Centro de Documentação Memória Musical Brasileira (CDMMB), com exposição de manuscritos de Gilberto Mendes. Todos estão convidados, a entrada é franca!

Sobre este blog


Desde agosto de 2012 este blog deixa de ser divulgado pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, por ocasião da criação de seu novo site. Apesar, mantenho-o como meu blog pessoal e, como sempre, continuo no trabalho de tornar acessível informações e relatos históricos sobre a música de Ribeirão Preto e divulgação de eventos ligados ao tema.