26 de junho de 2013

Livro “Jubileu de Brilhante – Os 75 anos da Associação Musical de Ribeirão Preto”


            Numa manhã de domingo do ano de 2010, ao assistir o grupo de chorinho no Museu do Café, o jornalista Ferraz Jr. me chamou para conversar. Propôs escrevermos um livro onde uníssemos nossos conhecimentos adquiridos através das pesquisas “A Criação da Orquestra Sinfônica na Ribeirão Preto dos anos de 1930”, concluída por Ferraz em 2007, como pré-requisito para obtenção de título de Especialista em História, Cultura e Sociedade no Centro Universitário barão de Mauá e a minha dissertação de Mestrado “Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto: Representações e Significado Social”, concluída em 2009 no Instituto de Artes da UNESP em São Paulo.
Gostei da idéia e logo iniciamos os primeiros capítulos. Sabíamos que em 2013 a Associação Musical completaria seus 75 anos, e tomamos como esse o prazo para finalizar o trabalho.
Diante dos desafios que envolvem a publicação de um livro, a então vice-presidente da Associação Musical, Dulce Neves, tomou a frente e iniciou a coordenação de um projeto que no início deste ano foi aprovado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo – PROAC e assim está sendo concretizado o Livro Comemorativo “Jubileu de Brilhante, 75 anos da Associação Musical de Ribeirão Preto” em fase de revisão a partir de junho e que tem por objetivo registrar a história desta instituição, mantenedora da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.
Serão 3.000 exemplares que o projeto irá doar à Associação Musical de Ribeirão Preto e esta, por sua vez, irá presentear seus sócios e patrocinadores.
Além de ser obra comemorativa, o livro é um documento histórico importante porque reúne informações dispersas em inúmeras fontes documentais e depoimentos de personagens importantes que fizeram parte da Orquestra ao longo desses anos e também irá aglutinar um rico acervo fotográfico.
            Serão 10 capítulos com a história da cidade, da música, da Associação Musical, que contempla também a história das sedes da entidade, registro das produções culturais já realizadas pela Associação e das atividades atuais, como a Escola de Canto Coral, os conjuntos musicais e os projetos sociais, como o “Juventude Tem Concerto” e o “Tocando a Vida”, dos CDs já gravados pela Orquestra entre outros assuntos.
O livro “Jubileu de Brilhante – 75 anos da Associação Musical de Ribeirão Preto” contará com apresentação do Prof. Dr. Marcos Câmara de Castro, do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP de Ribeirão Preto e prefácio da Prof. Dra. Lílian Rosa, coordenadora do grupo de pesquisa do Inventário Nacional de Referências Culturais em Ribeirão Preto - Rede de Cooperação Identidades Culturais, com revisão historiográfica de Tânia Registro, revisão gramatical de Matilde Leone e fotografia/tratamento de imagens de Daniel Basso. Será publicado pela Editora Coruja através da Gráfica São Francisco com Assessoria de Imprensa da Texto e Cia.
O lançamento está previsto para o mês de setembro, lembrando a data do concerto inaugural da AMRP, que aconteceu no dia 22 de setembro de 1938 no Theatro Pedro II.
Nas fotos abaixo veja alguns dos entrevistados para o livro.
Entrevistando Lucas Galon
Em tarde de entrevista com Shirley e Chalim Savegnago
Estamos felizes por essa iniciativa que já alcança sucesso através do trabalho de toda a equipe do projeto, da diretoria, gerência e funcionários da Associação Musical, dos depoimentos dos músicos e sócios e da disponibilidade de todos os que nos receberam para as entrevistas. Escrever o livro foi um trabalho gratificante ao reunir informações nas mais diversas fontes de pesquisa para contar a história de uma das mais antigas orquestras sinfônicas em atividade do país, um importante recorte da própria história da cidade de Ribeirão Preto.

Com D. Vera, Maria Helena e Hilda .
Entrevista com violinistas Denis Usov e Milton Bergo




Conferindo o arquivo pessoal de Osmani Antônio de Oliveira