9 de novembro de 2011

HISTÓRIA DA OSRP SERÁ CONTADA NA COLEÇÃO NOSSA HISTÓRIA

A pesquisadora Gisele Laura Haddad, responsável pelo Arquivo Histórico da OSRP, foi uma dos selecionados no concurso “Prêmio Coleção Nossa História 2011”, com a dissertação de mestrado “Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto: representações e significado social”. Foram escolhidos cinco obras resultados de teses, monografias ou dissertações sobre a cidade e foi promovido pelo Instituto do Livro de Ribeirão Preto.
Os vencedores terão seus trabalhos publicados na série de livros “Coleção Nossa História”, composta por cinco títulos com temas relativos à história de Ribeirão Preto. Cada título terá tiragem de 500 exemplares , distribuídos gratuitamente pela Secretaria Municipal da Cultura e pelo Instituto do Livro de Ribeirão.
O trabalho relata a criação de uma orquestra em Ribeirão e analisa a interação social entre o grupo de músicos que formaram a “Sociedade Musical”, mantenedora da OSRP, e a elite da população.
Gisele levantou dados do período de1920 a1955, nos documentos do Arquivo Histórico da OSRP, disponíveis na forma de programas de concertos, fotos, atas e jornais da época. Com todas essas informações, a pesquisadora relata as circunstâncias que levaram à criação da OSRP e esclarece sua representação e expressão na sociedade.


Trabalhos premiados 
- Ribeirão Preto A dinâmica da economia cafeeira de1870 a1930
- Rivinigre: a criação da diocese da Nova Eldorado
- As flores do café: por uma história das mulheres de Ribeirão Preto
- O patrimônio histórico afrobrasileiro na Ribeirão Preto do século XX
- Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto: representações e significado social

Fonte: TEXTO & CIA Comunicação
www.textocomunicacao.com.br