1 de agosto de 2012

Arquivo Histórico recebe visita do cineasta Hossame Nakamura

Hossame Nakamura em pesquisa no Arquivo Histórico para o documentário  "Diacrônicas Sinfônicas , Sincrônica Memória". Foto: Gisele Haddad


 O cineasta Hossame Nakamura esteve na sede da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto no dia 24 de julho, para realizar pesquisas no Arquivo Histórico que irão enriquecer de informações o documentário “Diacrônicas Sinfônicas, Sincrônica Memória”. O trabalho, que recebe apoio do Programa de Incentivo Cultural  da Secretaria Municipal de Cultura, se apóia na descoberta de características de personagens, momentos históricos, composições e paisagens de Ribeirão Preto  no século XX. 
Além da pesquisa em diversos arquivos de Ribeirão Preto, as memórias para este documentário serão valorizadas através da participação de pesquisadores, compositores, familiares de antigos músicos e atores, que narrarão a história. 
Gisele Haddad recepciona Hossame Nakamura no Arquivo Histórico.
Foto: Rosana Araújo.
O roteiro tem o objetivo de revelar diversas formas que a música assumiu ao longo do tempo: da tradição das bandas “militares” de coreto, passando pelas Jazz bands, até chegar às Orquestras e, mais atualmente, ao meio acadêmico. 

“A recuperação de composições é outro processo importante que deve ser destacado na produção, o que proporcionará o resgate e a re-execução de partituras históricas, além da possibilidade de pensarmos em estéticas menos formais e mais artísticas para a fotografia, permitindo assim um olhar diferente sobre a paisagem urbana que já estamos habituados na cidade”, conclui Hossame.  
Hossame Nakamura e Gisele Haddad. Foto: Rosana Araújo.