29 de julho de 2011

Recital de Piano

                                            
Antônio Giammarusti com suas alunas em audição de piano na década de 1920. Foto extraída do livro “Ruas e Caminhos: um passeio pela História de Ribeirão Preto” do APHMRP.


Entre os muitos maestros que residiam na cidade de Ribeirão Preto no ano de 1938, Antônio Giammarusti foi o sorteado para reger a primeira apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), realizada no dia 22 de setembro no Teatro Pedro II.
Giammarusti nasceu em Bari, na Itália, no dia 21 de maio de 1895 e concluiu seus estudos de música sendo diplomado pelo Real Conservatório de Nápoles. Também na Itália trabalhou com o ensino musical e regência. Veio para o Brasil em 1924 e atuou em vários teatros de São Paulo, realizando também alguns concertos e “tournées” pelo estado. Passou a residir em Ribeirão Preto em 1930. Em 1931, fundou o Conservatório de Ribeirão Preto, cujos alunos deram várias audições de piano entre as quais se destacou uma em comemoração dos festejos de Carlos Gomes, no dia 13 de agosto de 1936, sendo apresentadas músicas com 7 pianos e 14 executantes. Foi também compositor e entre suas obras, destacam-se: “Cançoneta Nostálgica”, “Minueto em Lá Maior” e “Suíte Brasileira”.
Na noite de 17 de julho de 1939, com o objetivo de levantar fundos para a compra de instrumentos para a Sociedade Musical de Ribeirão Preto (mantenedora da OSRP), Giammarusti conseguiu realizar no Theatro Pedro II um recital pianís-tico com suas alunas. Produziu esta apresentação com 12 pianos no palco, emprestados pelas famílias da cidade, um recital com apresentações de piano solo e de conjuntos com 12 e 21 executantes, todos tocados por suas alunas. No repertório, constavam a “Fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro” de Gottschalk, “Moto Perpétuo” de Weber, “Polonaise em La bemol” de Chopin e na última parte a “2ª Rapsódia” de Liszt e trechos da Ópera “O Guarany” de Carlos Gomes. Por esta realização foi muito elogiado pela imprensa da época, sendo citado como idealista e pessoa admirável por seu feito.
O recital das alunas do Prof. Giammarusti é, então, considerado como a primeira campanha para aquisição de instrumentos da história da OSRP.
Capa do Programa do Recital Pianístico das alunas do Prof. Antônio Giammarusti, realizado dia 17 de julho de 1939. Fonte: Arquivo Histórico OSRP

Agradecimento
A Sociedade Musical de Ribeirão Preto, sensibilizada, vem por meio deste, externar a sua mais profunda gratidão ao competente Maestro Sr. Antonio Giammarusti pela patriótica iniciativa que teve, realizando um explendido, um formidável concerto com 12 pianos em benefício desta Sociedade. Ao mesmo tempo agradece à fina flor da sociedade riberopretana, às exmas. pianistas e alumnas do maestro Antonio Giammarusti que deram prova pública do progresso da arte em Ribeirão Preto e ao mesmo tempo forma infatigáveis no seu auxilio à Sociedade Musical(...)  Diário da Manhã 26 de julho de 1939.

Fontes:
Jornal “A Cidade”
de 13 de dezembro de 1939, Jornal “O Diário da Manhã”
de 18 e 26 de julho de 1939
e arquivo da OSRP.


Gisele Laura Haddad

arquivohistorico@osrp.org.br


Artigo Publicado na Revista Movimento Vivace Ano I nº 6 agosto de 2008