29 de julho de 2011

François Cassoulet e os Entretenimentos Sociais em Ribeirão Preto

Imagem de François Cassoulet. 
Fonte: livro “História de Ribeirão Preto” vol.1 de Rubem Cione.
Para uma apresentação artística ou mesmo nos eventos sociais é indispensável o trabalho de produção, a organização e acompanhamento de um centralizador que perceba onde e qual a necessidade de entretenimento de determinado grupo social. Estudando cidade de Ribeirão Preto no início do século XX, encontramos um ambiente propício para grandes eventos e seu principal dirigente: François Cassoulet. 
O grande poder aquisitivo dos coronéis do café fez com que Ribeirão Preto se desenvolvesse a ponto de ser comparada a grandes metrópoles da época, principalmente Paris, cidade que serviu como modelo de modernidade, suntuosidade e beleza. Imitando sua arquitetura e hábitos sociais, surgiram vários teatros e sociedades que promoviam os eventos e entretenimentos sociais, como exemplo: Teatro Eldorado, Teatro High-Life, Bijou Theatre, Paris Theatre, Sociedade Recreativa de Esportes, Sociedade Dante Alighieri, Sociedade Legião Brasileira de Assistência, União Geral dos Trabalhadores, Salão Auxiliadora e Sociedade de Socorros Mútuos.
Um dos vários estudos acadêmicos sobre a atuação de François Cassoulet é o de Benedita Luiza da Silva (2000): O Rei da Noite no Eldorado Paulista: François Cassoulet e os entretenimentos noturnos em Ribeirão Preto (1880-1930), que aborda a questão do processo de desenvolvimento da empresa de entretenimentos de Ribeirão Preto comparada a outros municípios do interior do estado de São Paulo como Campinas, Franca e Batatais. Segundo a autora, estas cidades com as mesmas condições materiais, como a existência de ricos produtores de café e da ferrovia Mogiana, não tiveram um desenvolvimento crescente comparável ao de Ribeirão Preto.
A autora divide as transformações nas formas de lazer que ocorreram na região relacionadas a quatro movimentos que podem ser assim exemplificados: de um lazer rural-familiar para um urbano, enfatizando o deslocamento populacional das fazendas para a cidade; de um lazer urbano privado para as formas públicas ou populares de diversão, através da existência dos clubes, praças com coretos, confeitarias, entre outros; de um entretenimento diurno para atividades noturnas como apresentações em teatros ou jogos em cassinos; e de um lazer popular para formas aprimoradas e mercantilizadas, utilizando de elementos culturais europeus como música, vestuário, arquitetura e culinária, em detrimento ao que era de costume local.
Esta pesquisa considera ainda que este processo na mudança cultural e hábitos de entretenimento aconteceram lentamente e foi marcado pelo que chama de “urbanização da vida social” com as seguintes características: a imigração européia, a migração campo-cidade, o surgimento de uma burguesia, também rural-urbana e de um segmento de trabalhadores livres, a influência cultural européia e o desenvolvimento estrutural da cidade quanto ao calçamento de ruas, segurança e iluminação pública.
François Cassoulet foi o promotor das diversões de Ribeirão Preto que mais se destacou, viveu e trabalhou na cidade entre os anos de 1894 e 1917. Grande empreendedor inaugurou um dos primeiros cafés cantantes do Brasil, o Eldorado e posteriormente algumas casas teatrais e de diversões para os endinheirados. Estes locais atraíam também freqüentadores de toda a região e mesmo de algumas capitais. Entre os estabelecimentos que foram administrados por ele está o Cassino Antarctica, inaugurado pela cervejaria de mesmo nome e considerado um local com ambiente familiar, tendo como principal atividade os jogos. Localizava-se na Rua Américo Brasiliense próximo à Rua Amador Bueno, bem em frente a sua residência.
Com enorme atenção à produção dos eventos apresentados nos estabelecimentos que eram de sua propriedade, Cassoulet trazia para eles artistas de renome e prostitutas, apresentava performances artísticas e oferecia mesas de jogos, mas também organizava os festejos de carnaval das ruas e dos clubes para a população em geral.


Foto da Jazz Orchestra Paulicéa que, segundo depoimentos, atuava na confeitaria Paulicéa localizada na rua General Osório próximo à rua Álvares Cabral.
Fonte: Arquivo Manoel da Silva.

Apesar de seu envolvimento com atividades de meretrício, foi tolerado na cidade pelo refinamento de suas produções, que incluíam apresentações das Companhias de Óperas Italianas, sendo que muitas delas estreavam primeiramente em Ribeirão Preto, no Teatro Carlos Gomes para depois seguir em turnê por todo o país. No Eldorado oferecia apresentações para o público masculino em todas as noites e como gerente do Teatro Carlos Gomes promovia reuniões, conferências entre outras atividades, incluindo curiosamente a apresentação de filmes em cinematógrafo.