7 de agosto de 2011

Arquivo da OSRP conta a história da música em Ribeirão

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) foi fundada em 1938 como uma Orquestra particular, mantida pela “Sociedade Musical de Ribeirão Preto” e é a segunda mais antiga do país em funcionamento ininterrupto atrás apenas da Orquestra Sinfônica Brasileira do Rio de Janeiro, fundada em 1937.  A pesquisa “Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto: Representações e Significado Social” (dissertação de mestrado) teve início em 2006 a partir das visitas feitas à sua sede, onde constatamos a existência de um riquíssimo Arquivo Histórico até então inexplorado e abandonado pelo tempo.
Acompanhei desde minha infância os concertos da OSRP, estudava piano e via nela a oportunidade para conhecer e entender melhor o repertório erudito. Passei a atuar profissionalmente na educação musical e, como professora, tive a necessidade de estudar constantemente até me interessar e desenvolver um projeto para o curso de mestrado. Através de contato com o Prof. Dr. Marcos Pupo Nogueira (IA-UNESP-SP), que atuou na OSRP durante 14 anos, tive conhecimento da existência de partituras manuscritas armazenadas na sede da Orquestra, o que poderia ser importante para um estudo sobre os antigos compositores da cidade de Ribeirão Preto.
Com devida autorização para manusear o material, encontrei um depósito com papéis amontoados em caixas de papelão distribuídos em três pequenas salas escuras e úmidas. Observei que nenhum estudo rigoroso foi feito sobre a história da OSRP e que contava com um alto número de fontes manuscritas das partituras utilizadas por ela no início de suas atividades, além de fotos, vídeos, recortes de jornais, programas de concertos e instrumentos, localizados em outras salas da sede.
A primeira providência foi a de retirar o material das salas úmidas para ventilação, depois o separei em partes de acordo com as seguintes características: compositores de Ribeirão Preto, compositores brasileiros, compositores estrangeiros e materiais supostamente anteriores à fundação da orquestra. Verifiquei que foram feitos com freqüência arranjos e adaptações a partir das edições estrangeiras, visando o tamanho da Orquestra. Tratei em seguida de encontrar partes perdidas da mesma música, pois algumas delas estavam em pacotes amarrados com barbantes, assim como quem embrulha um presente com fita, mas a maioria estavam soltas e foram misturadas com o tempo. Fiquei neste estágio do trabalho, passando depois a limpar com pincel seco todas as páginas dos manuscritos dos compositores de Ribeirão Preto e dos arranjos dos compositores nacionais como prioridade. Retirei os barbantes, grampos e clipes enferrujados e coloquei em embalagens plásticas transparentes para que não se misturassem novamente.
Dois anos depois, no início de 2008, por ocasião das festividades dos 70 anos da OSRP, sua assessoria de imprensa necessitava de dados históricos para a divulgação do concerto comemorativo e de outros eventos que seriam realizados durante o ano. No mês de março começou a ser publicada mensalmente a Revista Movimento Vivace, como veículo oficial de divulgação da OSRP e, desde então, escrevo textos sobre seu Arquivo Histórico. Em junho do mesmo ano, fui contratada como funcionária da OSRP para continuar o trabalho que havia começado; cuidar do arquivo, mas com dia e horário definido e acesso irrestrito ao acervo. Em novembro, fui convidada a participar do I Encontro de Centros de Documentação e Memória de Ribeirão Preto e Região, realizado pelo SESC, Fundação Theatro Pedro II e USP-RP, representando o Arquivo. Resolvi não estudar os compositores de Ribeirão Preto em específico, mas procurar um início para o estudo da história da Orquestra e de seu Arquivo. Para tema deste trabalho escolhemos os termos “Representações e Significado Social” a propósito do interesse do valor social da Orquestra; considerando a atenção que ela recebe de seu público, que participou de sua fundação e a mantém até hoje, e do poder simbólico e ideologias estabelecidos entre esta sociedade e a OSRP.
A dissertação de mestrado “Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto: Representações e Significado Social” é encontrada na íntegra através do endereço eletrônico:
O Arquivo Histórico da OSRP está organizando seu acervo documental para garantir a preservação e o conhecimento da história da OSRP e da história da música de Ribeirão Preto. Contamos com a colaboração da população para que doem programas de concertos, partituras, jornais, instrumentos, fotos ou vídeos que possam ser importantes para a história musical de nossa cidade. Entre em contato pelo telefone 36108932 ou venha até a sede da OSRP na Rua São Sebastião, 1002. Centro – Ribeirão Preto/SP.

Gisele Haddad

arquivohistorico@osrp.org.br

Publicado na Revista Movimento Vivace Ano IV nº 30 março de 2011.