2 de agosto de 2011

A Symphonica em São Paulo

No dia 15 de abril de 1940, Max Bartsch, então Presidente da Orchestra Synphonica de Ribeirão Preto, recebeu o convite do Prefeito Municipal Fábio Barreto para que a Orchestra tocasse em um grandioso banquete na cidade de São Paulo, oferecido ao Presidente da República Getúlio Vargas por ocasião dos festejos comemorativos do segundo aniversário do governo estadual de Adhemar de Barros. Conforme verificado no jornal “Diário de Notícias” de 16/04/1940, Bartsch ficou surpreendido e emocionado dizendo: “Será um motivo de justo orgulho e intensa satisfacção para Ribeirão Preto e, desde já, estou a postos para aplainar todas as dificuldades que surgirão”.
Logo o maestro Ignazio Stábile tratou de fechar o programa e realizar os ensaios, que aconteciam no Theatro Pedro II. Em carro especial ligado ao noturno da Cia. Mogiana, seguiu a caravana com 45 músicos no dia 25 de abril, para o banquete realizado no dia 27 de abril de 1940, quando também foi inaugurado por ocasião dos festejos, o estádio do Pacaembú.
Programa da Apresentação da OSRP no banquete em homenagem a Getúlio Vargas e Adhemar de Barros realizado no Trianon em São Paulo dia 27/04/1940. Fonte: Arquivo Histórico da OSRP.
Constou a homenagem em um almoço oferecido a 350 pessoas na qual participaram altas autoridades do país e personalidades do governo do estado.  O jornal “Diário da Manhã” de 27/04/1940 transcreve parte dos discursos realizados pelos políticos incluindo o do Presidente Getúlio Vargas. No cardápio galantina de galinha, robalo ao molho de camarão, vitela ao madeira e peru à brasileira puderam ser degustados, além dos vinhos madeira seco, champanhe V. Cliquout, águas minerais e licores mais charutos, cigarros, sorvetes, frutas e café.
Aproveitando a presença da Orchestra em São Paulo, Cyro Carneiro, prefeito de Santos fez o convite para que a ela se apresentasse na cidade praiana, demonstrando o alto interesse por parte dos círculos sociais e culturais santistas.  O concerto realizou-se no Theatro Colyseu diante de público numeroso e a representação de todas as autoridades oficiais, com um programa dividido em três partes, com peças de Carlos Gomes, Mascagni, Suppé, Pnchielli, Verdi, Liszt, Sotullo, Mignone e Razigade.

Capa da programação, incluindo cardápio e repertório executado pela OSRP, na homenagem prestada pelos prefeitos municipais do estado de São Paulo para o Presidente Getúlio Vargas e o Governador do Estado Adhemar de Barros em 27/04/1940 em São Paulo. Fonte: Arquivo Histórico da OSRP.
Até então a Orchestra havia se apresentado apenas em Ribeirão Preto, Casa Branca e Jardinópolis. Com apenas dois anos de funcionamento através da administração da Sociedade Musical de Ribeirão Preto, a Orchestra Symphonica através dos eventos realizados no Trianon em São Paulo e no Theatro Colyseu de Santos, pôde mostrar seu expressivo trabalho a prefeitos de todo o estado, não desapontando a expectativa do prefeito Fábio Barreto.
A palavra “triunfo” passou então a ser utilizada pela imprensa em Ribeirão Preto, orgulhosa pela eloqüência das apresentações da viagem e sua repercussão para a Orchestra e para nossa cidade, conforme noticiado na época pelo jornal “Diário da Manhã”: “existem (em São Paulo) os conhecedores profundos da Arte Musical, sendo por esta razão a sua platéia considerada como uma das mas exigentes do paiz”, ou ainda pelo jornal “A Cidade de 30 /04/1940: “ a sua exhibição por ocasião da homenagem prestada, trouxe-lhe a consagração da elite social de São Paulo, que não se fartou de applaudir com enthusiasmo sincero o valor dos músicos riberopretanos”. 

Gisele Haddad

arquivohistorico@osrp.org.br

Artigo Publicado na Revista Movimento Vivace Ano II nº 14 maio de 2009