7 de agosto de 2011

A Imprensa se Manifesta...

Transcrição de capítulo extraído do Livro “50 anos de Orquestra Sinfônica em Ribeirão Preto 1938 – 1988” da memorialista Myrian de Souza Strambi


O sucesso do primeiro concerto da ORQUESTRA SINFÔNICA DE RIBEIRÃO PRETO foi amplamente divulgado pela imprensa local, principalmente, porque o TEATRO PEDRO II ficou totalmente lotado, fato este raríssimo nos meios artísticos da cidade.
O “DIÁRIO DA MANHÔ, de 23 de setembro de 1938, em artigo intitulado “A PRIMEIRA EXIBIÇÃO DA SOCIEDADE MUSICAL”, comentava:
“Assim o primeiro concerto da Orchestra Symphonica da Sociedade Musical de Ribeirão Preto, assegurou-lhe uma existência vitoriosa, cujos louros irão sedo colhidos em sucessivas apresentações. Também individualmente merecem os maiores elogios, todos os integrantes da orquestra, elogios que se tornam maiores para o seu regente, o conhecido e competente MAESTRO ANTÔNIO GIAMMARUSTI e para o spalla da orquestra, o conhecido VIOLINISTA JOSÉ GUMERATO”.
O jornal “A TARDE” noticiava em seu artigo “A SOCIEDADE MUSICAL DE RIBEIRÃO PRETO DEU HONTEM O SEU PRIMEIRO CONCERTO”: “a orquestra sob a regência do competentíssimo ANTONIO GIAMMARUSTI, saiu-se muito bem. Tocou admiravelmente, dando às sinfonias do Compositor Campineiro, uma interpretação equilibrada, porque natural e sem exagero instrumental”.
“O INÍCIO AUSPICIOSO DE UMA NOVA PHASE”, matéria de “O DIÁRIO DA MANHÔ, de 24 de setembro de 1938, dizia: “Quando afirmamos que, havendo iniciativa, o nosso povo saberia corresponder dando o seu apoio, tínhamos também toda razão. Foi o que nós constatamos anteontem, no Festival do Teatro Pedro II. Tanto a platéia como as galerias estavam com a sua lotação quase tomadas, e durante o transcorrer do programa, cada número concluído magistralmente pela orquestra, estrugiam os aplausos. Foi portanto, uma verdadeira apoteose à Música aquela noitada, em que o sempre imortal Carlos Gomes recebeu do nosso povo uma grande homenagem, talves a maior que se já lhe prestou nessa cidade. Resta agora, que a SOCIEDADE MUSICAL continue o seu trabalho, oferecendo sempre festivais com o que nos proporcionou na sua estréia”.
O jornal “A CIDADE”, de 24 de setembro de 1938, noticia em destaque “UM ESPETÁCULO VIBRANTE”. “Constituiu um acontecimento de alto relevo para os nossos meios artísticos e sociais, o primeiro concerto sinfônico realizado ante-ontem, no Teatro Pedro II, pela SOCIEDADE MUSICAL DE RIBEIRÃO PRETO”. E conclui: “A CIDADE felicita o Maestro ANTONIO GIAMMARUSTI e também Ribeirão Preto pelo grande acontecimento artístico”.
O jornal “A TARDE”, de 24 de setembro de 1938, no final de um comentário crítico-musical, escrito por Raul Laranjeira, violinista que também atuou na estréia diz: “Sirvam estas palavras autorizadas, porque são de um profundo conhecedor de arte, de estímulo dos que tomaram a si a responsabilidade de manter a SOCIEDADE MUSICAL DE RIBEIRÃO PRETO sempre ativa, de impulsão na tarefa a tornarem em breve, um “PADRÃO DE HONRA” para nossa cidade”.
“Depois de uma pausa que durou vários anos, a sociedade de Ribeirão Preto teve o prazer de apreciar novamente uma noitada verdadeiramente artística com o CONCERO INAUGURAL DA SOCIEDADE MUSICAL DE RIBEIRÃO PRETO, ultimamente fundada e da qual, em correspondência anterior já demos notícia ...”
Esta matéria foi divulgada pelo jornal “A FOLHA DA MANHÔ DE São Paulo, no dia 29 de setembro de 1938, enviada pela sucursal de nossa cidade, que finalizava: “Está pois de parabéns a nossa população com o aparecimento de mais uma entidade artística e fazemos votos para que também o nosso povo corresponda à expectativa, cooperando no progresso da SOCIEDADE MUSICAL DE RIBEIRÃO PRETO”.
Em 1º de outubro de 1938, foi publicado na imprensa local, um agradecimento a todos os jornais que dizia: “à imprensa de Ribeirão Preto em gera, devemos uma grande parte de nossa vitória artística, fato este que registramos aqui, com grande satisfação, porque ele prova que “A TARDE”, como também os outros diários, de fato pugnam pelo desenvolvimento do gosto artístico em nossa cidade. Continuamos a contar com o grande apoio e desinteressado auxílio deste conceituoso jornal e mais uma vez, apresentamo-lhes os nossos maiores agradecimentos. Sem mais, somos de estima e apreço de V. S. Pela Sociedade Musical de Ribeirão Preto – MAX BARTSCH – Presidente, FRANCISCO DE BIASE – Secrretário”.


Gisele Haddad

arquivohistorico@osrp.org.br

Publicado na Revista Movimento Vivace Ano III nº 29 dezembro de 2010.