2 de agosto de 2011

ARQUIVO HISTÓRICO DA OSRP


A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) foi fundada em 1938 como Orquestra particular, mantida pela “Sociedade Musical de Ribeirão Preto” e é a segunda mais antiga do país em funcionamento ininterrupto, atrás apenas da Orquestra Sinfônica Brasileira do Rio de Janeiro, fundada em 1937.  Considerando sua idade, iniciamos em 2006 um trabalho de pesquisa em seu riquíssimo Arquivo Histórico para colher informações referente à história da música da cidade de Ribeirão Preto e da própria OSRP.
Entre os documentos do Arquivo Histórico estão os manuscritos de partituras (muitos deles utilizados pela Orquestra na época de sua fundação), recortes de jornais, fotos, vídeos, programas de concerto, instrumentos, estatutos, material contábil e administrativo.  O documentário através da imprensa escrita sobre a OSRP desde 1938 até 1941 e alguns recortes de outros anos foram colecionados e organizados por Max Bartsch, primeiro presidente da Orquestra. Os filhos de Bartsch presentearam este material ao Dr. Camilo Mércio Xavier, outro diretor fundador que, em 1985 doou-os à Orquestra Sinfônica. A restauração e re-organização deste rico e importante material foi executada por Myrian de Souza Strambi, na mesma ordem conferida por Max Bartsch, visando perpetuar a história da OSRP no ano de seu Jubileu de Ouro (1988).
Com a devida autorização do Presidente Délcio Bellini, que viabilizou e acreditou fielmente neste trabalho, começamos a manusear o material. Encontramos um depósito com papéis amontoados em caixas de papelão, distribuídos em três pequenas salas escuras e úmidas. Havia um alto número de fontes manuscritas das partituras utilizadas pela orquestra no início de suas atividades, além de fotos, vídeos, recortes de jornais, programas de concertos e instrumentos, localizados em outras salas da sede.
A primeira providência foi a de retirar o material das salas úmidas para ventilação e separá-los em partes, de acordo com as seguintes características: compositores de Ribeirão Preto, compositores brasileiros, compositores estrangeiros e materiais supostamente anteriores à fundação da orquestra. Verificamos que foram feitos com frequência arranjos e adaptações a partir das edições estrangeiras, visando o tamanho da Orquestra. Em seguida tratamos de encontrar partes perdidas da mesma música, pois algumas delas estavam em pacotes amarrados com barbantes, assim como quem embrulha um presente com fita, mas a maioria estava solta e misturada. Ficamos neste estágio do trabalho, passando depois a higienizar todas as páginas dos manuscritos dos compositores de Ribeirão Preto e dos arranjos dos compositores nacionais como prioridade. Retiramos os barbantes, grampos e clipes enferrujados e colocamos o material em embalagens plásticas transparentes, para que não se misturassem novamente.
A contratação de um arquivista assistente, feita pela OSRP em junho de 2008, demonstra o atual interesse dos dirigentes na consideração e publicação dos fatos históricos da OSRP por intermédio do seu veículo oficial de divulgação, a Revista Movimento Vivace. Assim, a existência real do Arquivo da OSRP e suas informações sobre o passado passaram a fazer parte do presente, uma vez que este conhecimento chega aos músicos e funcionários e a todos os que acompanham as apresentações da OSRP.
Em novembro de 2008, o Arquivo Histórico da OSRP foi por nós representado, no I Encontro de Centros de Documentação e Memória de Ribeirão Preto e Região, realizado pelo SESC, Fundação Theatro Pedro II e USP-RP.
Estamos organizando o acervo documental do Arquivo Histórico da OSRP para garantir a preservação e o conhecimento da história da OSRP e da história da música de Ribeirão Preto para os estudantes, pesquisadores ou interessados. Contamos com a colaboração da população para que doem programas de concertos, partituras, jornais, instrumentos, fotos ou vídeos que possam ser importantes para a história musical de nossa cidade. Para entrar em contato ligue 36108932 ou venha até a sede da OSRP na Rua São Sebastião, 1002. Centro – Ribeirão Preto/SP.
A partir do Arquivo Histórico da OSRP, pretendemos a criação de um Centro de Documentação e Memória para que seu acervo seja preservado e disponibilizado para toda a população, considerando a importância da Orquestra como patrimônio cultural, musical e histórico de Ribeirão Preto.








Gisele Haddad

arquivohistorico@osrp.org.br


Artigo Publicado na Revista Movimento Vivace Ano II nº16 julho de 2009