7 de agosto de 2011

Sociedade Symphonica formou-se uma na cidade

Iniciamos, desde o mês de outubro de 2009, uma série de transcrições de antigos jornais de Ribeirão Preto (a partir da década de 1930), contidos no Arquivo Histórico da OSRP, com a finalidade de trazer para o conhecimento público, informações sobre a história da OSRP e da história da música de Ribeirão Preto. Neste mês de maio, aproveitamos as comemorações dos 72 anos da OSRP para transcrever alguns jornais que publicaram sobre a sua fundação.


Imagem do quarto concerto da OSRP realizado no
Theatro Pedro II. Fonte: Arquivo Histórico da OSRP.

Ao que parece, Ribeirão Preto tende para o caminho do idealismo – não o meramente abstracto, mas o constructivo nas espheras das letras e das artes.
Seus homens de ideal começam a agrupar-se, de accordo com suas respectivas affinidades espirituaes, no sentido de dotar a cidade, até hoje muito materializada, de algo que ascnda um pouco para lá dos intresses puramente materiaes e nos dê novos rumos à vida.
Hontem, organizou-se o Departamento Cultural da Sociedade Legião Brasileira, destinado a reunir homens que amam o livro e desejam adquirir novos conhecimentos e augmentar assim o patrimônio intellectual que já possuem. (...)
 Agora, segundo soubemos hontem, acaba de se fundar a Sociedade Symphonica de Ribeirão Preto.
Max Bartsch, fundador e primeiro presidente da Sociedade Musical de Ribeirão Preto, atual Associação Musical de Ribeirão Preto, mantenedora da OSRP. Fonte: Arquivo Histórico da OSRP.

Auspiciosa notícia, não há dúvida!
Teve a iniciativa dessa nova conquista para a cidade o sr. Max Bartsch, o grande gerente da Antarctica entre nós, apaixonado da boa música, espírito sempre voltado para as conquistas que visem enriquecimento espiritual do indivíduo.
A Sociedade Symphonica já tem sua directoria e vae entrar em franca actividade de organização technica, arregimentação de sócios, etc., e em breve se revelará ao público desta cidade.
Temos a certeza de que isso succederá.
À fresnte della está um homem que não recusa diante de qualquer impecilho, quando quer realizar uma obra útil, uma obra que tenha finalidades sociaes.
O Sr. Max Bartsch não fracassa em suas iniciativas. É o dynamismo encarnado.
Demais, benquisto de todos, para não dizer querido de todos, ninguém lhe negará concurso nessa iniciativa realmente louvável de dar a Ribeirão Preto uma sociedade destinada a incentivar o seu cultivo entre os que, têm vocação decidida para esse divino ramo da arte.
Parte interna do programa do concerto inaugural da OSRP, realizado na quinta-feira dia 22 de setembro de 1938, no Theatro Pedro II. Fonte: Arquivo Histórico da OSRP.
Tenhamos certeza: dentro em breve a Sociedade Symphonica de Ribeirão Preto dará, para nossa satisfação artística, seu primeiro concerto.
(Jornal “A Tarde” - 23 de maio de 1938)


 A estréa da Sociedade Musical de Ribeirão Preto
“A sociedade de Ribeirão Preto teve o prazer de apreciar novamente uma noitada verdadeiramente artística com o concerto inaugural da Sociedade Musical, ultimamente aqui fundada (...).
O sumptuoso Theatro Pedro II apresentava-se repleto e às 20:30 horas, ergueu-se o panno, falando o Dr. Camillo de Mattos, que em ligeiras palavras se referiu aos sentimentos nobres dos artistas componentes da sociedade que estava sendo inaugurada, destinando parte dos resultados  daquelle concerto ao socorro a  um collega enfermo.
A seguir deu início a um longo discurso fazendo a apologia da música e salientando a figura insigne do maestro patrício, Carlos Gomes. Ao terminar, foi o orador muito applaudido e abraçado por D. Joaquina Gomes, irmã de Carlos Gomes, que não conseguiu occultar sua comoção provocada pelas referências feitas a seu irmão. Em seguida teve início o concerto, sendo executadas, em sua maioria, obras de Carlos Gomes, tendo a execução de todas ellas dado um bello attestado de competência artística do maestro Antônio Giammarusti e seus companheiros.
Durante o intervallo, Raul Laranjeira executou algumas músicas no seu violino, colhendo calorosos applausos. Está, pois, de parabéns a nossa população com o apparecimento de mais essa entidade artística e fazemos votos por que também o nosso povo corresponda à expectativa, cooperando no progresso da Sociedade Musical de Ribeirão Preto”. 
(Jornal “Folha da Manhã” - 29 de setembro de 1938)


Gisele Haddad

arquivohistorico@osrp.org.br

Publicado na Revista Movimento Vivace Ano III nº 24  maio de 2010.