2 de agosto de 2011

Encontro de Centros de Documentação e Memória

Dia 18 de novembro de 2008, a partir das 9 horas no Auditório do Theatro Pedro II, acontecerá o Encontro de Centros de Documentação e Memória de Ribeirão Preto e Região, com a realização conjunta entre o SESC Ribeirão Preto, o Centro de Documentação e Memória do Theatro Pedro II – CEDOM, e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP - Ribeirão Preto.
            O evento é destinado a pesquisadores e funcionários de Centros de Documentação de Ribeirão Preto e região. A convite da comissão organizadora, o Arquivo Histórico da OSRP estará presente e terá durante o encontro a exposição do banner com divulgação de algumas informações sobre sua história e seu conteúdo.
            A finalidade é estabelecer a troca de experiências sobre a implantação e atuação dos Centros nas suas comunidades, universalizar critérios para o tratamento documental e a criação de uma rede de comunicação e cooperação entre as instituições.
Na programação haverá a apresentação de Marta Raquel Colabone, coordenadora geral do SESC Memórias e gerente da GEAC (Gerência de Estudos e Desenvolvimento do SESC São Paulo); a palestra: Centros de Memória e sua Inserção Regional, ministrada pela professora e doutora em História pela UNESP Profª Célia Reis Camargo, que também é coordenadora do CEDEM – Centro de Documentação e Memória e o relato de experiências de Humberto Perinelli Neto, doutorando em História (UNESP/Franca), coordenador do CDEPE – Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação Educacional de Fernandópolis e do projeto Memória Regional e Local, docente do Centro universitário Barão de Mauá e da FEF Fundação Educacional de Fernandópolis, Leila Heck, especialista em Organização de Arquivos pelo IEB – Instituto de Estudos Brasileiros (USP/SP) e produtora cultural na área de Preservação de Acervos, Marlene Aparecida Gasque, mestre em História (UNESP/Assis) e historiógrafa do CEDAP (Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa UNESP/Assis), docente no IEDA (Instituto Educacional de Assis) e de Tânia Cristina Registro, mestre em Ciência da Informação (UNESP/Marília) e historiadora do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto (APHRP) que fará as considerações sobre os 16 anos de história da instituição, problemas e alternativas. A programação prevê ainda um fórum para a criação de uma rede de comunicação e cooperação entre os Centros de Documentação e Memória.
O Arquivo Histórico da OSRP está organizando seu acervo documental para garantir a preservação e o conhecimento da história da OSRP e da história da música de Ribeirão Preto para os estudantes, pesquisadores ou interessados. Contamos com a colaboração da população para que doem programas de concertos, partituras, jornais, instrumentos, fotos ou vídeos que possam ser importantes para a história musical de nossa cidade. Para entrar em contato ligue 36108932 ou venha até a sede da OSRP na Rua São Sebastião, 1002. Centro – Ribeirão Preto/SP.


Publicado na Revista Movimento Vivace Ano I nº 10 dezembro de 2008

Gisele Haddad

Arquivo Histórico