7 de agosto de 2011

A nossa orchestra symphonica obteve subvenção do governo federal

Desde sua fundação, fomos dos que, nesta cidade, não pouparam applausos á Sociedade Musical de Ribeirão Preto e é sua valorosa orchestra por terem preenchido, como se diz, uma lamentável lacuna existente em nossa cidade na esphera da arte musical: a não existência ahi de uma entidade que cultivasse por assim dizer em grande escala essa arte divina do som harmonizado. Incentivamos sempre sua actuação artística, batemos palmas incondicinaes aos seus concertos e tudo fizemos, emfim, em nosso campo de seção, em benefício de ambas, de seu bom conceito, de seu mérito artístico.
Visamos com isso concorrer para que sua missão fosse bem comprehendida pelo nosso povo e recebemos delle o apoio necessário á sua própria existência.
Quer dizer que em todos os tempos, desde sua fundação, fomos amigos sinceros da Sociedade Musical de Ribeirão Preto e de seu magnifício conjunto orchestral.
Para alegria nossa, a Sociedade triumphou e hoje è um dos grandes patrimônios culturaes de Ribeirão Preto e que muito o honra e de que elle deve orgulhar-se sobremaneira.
Pois bem, a Sociedade Musical acaba de ser subvencionada pelo governo da nação. Atlendendo a um pedido de sua esforçada directoria, o sr. Getulio Vargas consentiu em que fosse dada pelo orçamento da Republica neste ano uma verba destinada a auxiliar aquella sociedade.
O triumpho apresenta duas faces: veiu livrar a sociedade de apuros financeiros e, o que talves seja mais lisonjeiro, reconhecer os seus méritos como mentora da arte musical em Ribeirão Preto.
O facto é assim de alto relevo moral e põe  a Sociedade Musical de Ribeirão Preto numa posição realmente honrosa.
Jornal “A Tarde” – 11/1940


Uma noticia auspiciosa
De MARIO C D´ELLA, especialmente para o DIÁRIO DA MANHA

Não há esforço que não mereça recompensa, diz a sabedoria da plebe atravez de um rifão popular. E é verdade. Desde Agosto do anno passado que um punhado de homens de boa vontade, vem congregando esforços no sentido de se obter para a Sociedade Musical de Ribeirão Preto – uma subvenção federal além da que  já havia sido votada pelo nosso governo municipal.
Diversas representações foram dirigidas aos altos poderes públicos, até que por fim, o Governo Federal, graças á clarividência do ilustre Ministro da Educação, sr. Dr. Gutavo Capanema, acaba de approvar o pedido de subvenção da Musical.
Conforme publicou o “Diário Official da União”, em sua edição de 8 do corrente mez, - no dia 3 de Janeiro, na sede das sessões do Conselho Nacional de Serviço Social, sob a presidência do Ministro Ataulfo Nápoles de Paiva, foi relatado o feito, pelo Exmo. Sr. Dr. Olintho Oliveira, cuja transcripção fazemos, “ipsis literis”:
“Nº 1 – Sociedade Musical de Ribeirão Preto – São Paulo (auxilio para 1940) – approvado”.
Nos, que tanto temos nos preocupado com a vida da Sociedade Musical de Ribeirão Preto, sentimos uma grande satisfação em consignar, em primeira mão, a auspiciosa noticia, congratulando-nos simultaneamente com o Governo Federal – a cuja testa está a figura do eminente Dr. Getulio Vargas – e com todos os directores daquelle sedalicio, notadamente  Max Bartsch e Gilberto Nogrega, este ultimo o coordenador de toda a documentação para obter o auxilio.
Não devemos nos esquecer do sr. Dr. Demetrio Mercio Xavier, da valiosíssima assistência que prestou á Musical, encaminhando os papeis no Ministério, até final desfecho.
A todos os que collaboraram para tão grande Victoria, apresentamos as nossas effusivas felicitações.
Eis como se trabalha em surdina, e eis como são colhidos resultados formidáveis que – por ser obra de verdadeiros Idealistas – vão reflectir em beneficio da collectivade.
Bem hajam os sacrifícios dispendidos.
1940 começa auspiciosamente para a Sociedade Musical de Ribeirão Preto.
Jornal “Diário da Manhã”

Gisele Haddad

arquivohistorico@osrp.org.br

Publicado na Revista Movimento Vivace Ano III nº 25  junho de 2010.